Brotas - Sexta, 18 de Agosto de 2017
   Fale Conosco | Anuncie
Brotas | Meioambiente   27/07/2017 às 12:49

Moradores do bairro Lagoa Dourada (Broa) de Brotas reclamam do abandono pela Prefeitura


Moradores

Os moradores do bairro Lagoa Dourada (Broa) cobram a presença do poder público e das autoridades policias. A insatisfação da população já começa na entrada do bairro, conforme explicou o ex-vereador Luiz da Vela. O município recebeu recursos em 2016 através do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para construir um novo portal para o bairro, só que ate agora a prefeitura não resolveu nada.

Outro problema que também merece atenção é a segurança. Segundo os moradores, toda semana tem assalto às casas. “Antes tínhamos a Guarda Municipal, a Polícia Militar e hoje, pouco eles vem até aqui. Tem muitos moradores que estão se mudando, vendendo suas casas, chácaras e terrenos, devido o abandono do atual prefeito Modesto Salviato com o bairro em todas as áreas”, comentou um morador ouvido pela reportagem. Ainda segundo esse mesmo morador, até hoje, o prefeito nunca esteve no bairro.

Outro problema gravíssimo de crime ambiental, conforme relato dos moradores que moram em frente ao lixão, é que o terreno que estaria recebendo o lixo de maneira irregular. O espaço fica às margens das casas e a população não suporta mais os malefícios causados pelo lixão. “As pessoas queimam o lixo, daí cobre nossas casas de cinzas e fumaça tóxica. Desde o início de seu funcionamento, moradores relatam sobre os transtornos causados pelas atividades do lixão a céu aberto, como resquícios de sujeira, poeira proveniente dos entulhos, calhadas, mau cheiro, fumaças e bactérias”, acrescentou.

No dia que recebemos a denúncia, nossa reportagem esteve no local e tinha até animal comendo lixo orgânico a céu aberto. A qualidade de vida de quem mora naquela área está prejudicada. A população cobra a Prefeitura Municipal e o Departamento de Meio Ambiente sobre uma medida urgente.

Outro crime ambiental na mesma área é a retirada de terra sem autorização da CETESB. Pois, segundo os moradores, tanto a população, quanto a prefeitura, retira terra de um buraco que hoje passa de 6 metros de profundidade por 30 de largura. Isso está sendo feito sem controle nenhum. “É muito triste saber que nossa cidade, que é uma Estância Turística, sofre um desrespeito desses com o meio ambiente. Somos moradores do bairro, pagamos imposto igual paga os bairros do centro de Brotas. Porém, infelizmente não temos o mesmo respeito das autoridades”, desabafou um morador, que pretende se mudar do bairro.

Os moradores do bairro convivem ainda com outra questão, que deveria ser prioritária. O atendimento de saúde com disponibilização de ambulância e motorista é feito somente em dias úteis e em horário comercial. Ou seja, caso exista uma emergência de saúde o cidadão precisa acionar o atendimento em Brotas, que pode demorar até 1 hora para chegar ao local. “Até o ano passado existia esse serviço com a ambulância e o motorista direto, todo o tempo aqui no Broa. Era muito bom. Essa é uma cobrança nossa, porque agora não tem mais uma ambulância a noite, aos finais de semana, mais nada. Ficou bem ruim”, acrescentou outro morador.

Já a assessoria da CETESB informou que assunto referente à limpeza urbana é de responsabilidade do município. A agência da Cetesb em São Carlos, responsável pela cidade de Brotas, comunicou a secretaria de Meio Ambiente Municipal sobre as denúncias apresentados pro este jornal, que informou que encaminhará uma equipe para avaliar a situação do local e adotar as providências pertinentes. A CETESB não confirmou se existe ou não autorização a extração de terra e o depósito de lixo, material orgânico e demais produtos onde está sendo realizado hoje.

Em contato também com a Polícia Militar, a informação recebida foi que a PM vem fazendo diversas operações, como por exemplo, no final do mês de junho foi realizada a prisão de produtos de furtos bloqueio das estradas de acesso ao bairro. “A grande dificuldade da polícia é devido o bairro ser longe e não ter monitoramento”, comentou tenente Arruda. Segundo explicou, o poder público precisa construir um projeto de monitoramento inteligente, mesmo porque o bairro só tem uma entrada. “Com um monitoramento inteligente e as ações da policia poderíamos ter mais resultados. Vamos continuar fazendo patrulhamento e intensificando as ações para dar maior tranquilidade aos moradores”, afirmou ainda. O tenente ressaltou ainda que tem feito pessoalmente, juntamente com sua equipe e, em conjunto com a Guarda Municipal operações do Bairro Lagoa Dourada Broa (Brotas).

A reportagem entrou em contato ontem com a assessoria da Prefeitura Municipal de Brotas, que nos retornou que não iria se pronunciar sobre os questionamentos.


MAIS NOTÍCIAS SOBRE BROTAS
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Renovada documentação do Projeto Cidade Legal de regularização de moradias populares


O prefeito capitão Modesto esteve em São Paulo, na Secretaria d...

 
Boraceia: Governador Geraldo Alckmin anuncia recape imediato da sp-261



Balanço da Câmara de Vereadores de Torrinha



Concurso Público: Prefeitura de Torrinha abre inscriçõese serão recebidas apenas via internet



Renovada documentação do Projeto Cidade Legal de regularização de moradias populares



Encontro entre amigos “Som e Rebaixados”



Vereador Jonas de Souza Amaral entrega título de cidadão bocainense para a maior autoridade dos Comerciários de Estado de São Paulo



Prefeitura de Pederneiras recebe prêmio de gestão pública



Marcos Bilancieri se reúne com presidente da APM



O objetivo da Amcesp é fortalecer os prefeitos e seus Municípios



2ª Trucada Brotense foi um sucesso!
 
2ª Trucada Brotense foi um sucesso!


A 2ª trucada brotense, que tem como organizador e res...

 
 
DE QUEM É A PRAÇA?


O último final de semana, a Praça Amad...

 
 
Projeto paisagístico está embelezando a cidade


O projeto paisagístico de plantio de mudas de flores em espaços...

 
 
Vereador de Brotas, Osvaldo Pessoa, faz reunião de trabalho com o Deputado Federal Paulo Freire em Campinas


Mesmo em recesso parlamentar, o vereador de Brotas, Osvald...

 


CADERNOS ESPECIAIS DO JORNAL IDEIAS